domingo, 20 de outubro de 2013


 
 
ACUPUNTURA PELO SUS



A acupuntura faz parte da medicina tradicional chinesa, sistema que busca prevenir e tratar doenças por meio de aplicação de agulhas. Acredita-se que, ao introduzir as agulhas em pontos específicos, o fluxo do qi (força vital) é desbloqueado, retomando o equilíbrio entre o yin e yang (forças opostas que se manifestam no corpo pelos extremos, calor e frio, excesso e deficiência). Estudos já provaram que a acupuntura alivia dores e sintomas como náuseas e vômitos. Ela age interrompendo a percepção de dor enviada ao sistema nervoso central e liberando 'analgésicos naturais' na corrente sanguínea, além de auxiliar no tratamento de várias doenças.   

Apesar de a prática da acupuntura já ser reconhecida pelo SUS desde 1988, o salto nos atendimentos é atribuído à implementação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), em 2006 onde a Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura teve suas diretrizes de implantação consolidadas, e desde então a prática da acupuntura vem se fortalecendo no SUS em caráter multiprofissional, em todos os níveis de atenção, com foco na atenção básica. Vários conselhos de profissionais de saúde como Farmácia, Medicina, Fisioterapia, Biomedicina, Enfermagem, Psicologia e Educação Física reconhecem a Acupuntura como especialidade exigindo do profissional título de especialista para atuar.    

O Sistema Único de Saúde (SUS) está ampliando a capacidade de oferecer acupuntura como forma de tratamento complementar de diversas doenças através de projetos para a implantação dos serviços.       

A acupuntura tem respaldo internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS) que orienta os diversos países a adotarem as Medicinas Tradicionais, Complementares e Alternativas em seus sistemas públicos de saúde. Seguindo essa orientação a prática da acupuntura é bem-vinda no modelo de cuidado da atenção básica.       

O objetivo da implantação da Política Nacional de Práticas Integrativas visa a prevenção, promoção e recuperação da saúde e oferece através do SUS o acesso da população às terapias não convencionais, o que inclui a Acupuntura, práticas corporais, homeopatia, fitoterápicos e plantas medicinais.           

Para ter acesso à Acupuntura pelo SUS o interessado deverá, verificar se já existe o serviço implantado em seu município, passar por uma consulta na Unidade Básica de Saúde e se houver a indicação, encaminhado para realizar o tratamento pelo SUS.   

           

Dr.Fabian Arantes de Oliveira     
Farmacêutico Generalista e Acupunturista       

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário